28 de janeiro de 2011

Amigos....amigos !!!



Amigos de longa data, amigos recentes, amigos de ocasião...
Amigos de sangue, amigos da vida ...
Qual o significado da amizade?
Qual a importância dos amigos na nossa vida?
Quem somos com amigos à nossa volta, quem somos sozinhos.
É maravilhoso termos amigos, mas também é maravilhoso estarmos bem com o amigo com quem vivemos de mãos dadas desde o nosso nascimento: Nós!
A amizade começa precisamente neste ponto: Amarmo-nos a nós próprios!
A partir daí tudo flui como uma extensão do nosso amor próprio.
Há imensas citações em relação à amizade muito bonitas, mas existem particularmente duas que para mim têm um sentido especial: "Quando não existem inimigos interiores, os inimigos exteriores não podem ferir você".
Quantas vezes damos por nós a sentirmo-nos melindrados com atitudes que os amigos tiveram connosco, será que essas atitudes foram tão fortes para nos magoar ou não será melhor vermos em que ponto nos encontramos connosco próprios que faz-nos não aceitar esta ou aquela atitude dos outros em relação a nós. Uma boa explicação para isso reside no facto de já nos termos confrontado com os mesmos comportamentos de outras pessoas em períodos em que estamos bem connosco e em períodos que nos sentimos mais fragilizados emocionalmente e a nossa aceitação a esses comportamentos é por vezes completamente adversa. E então, onde e quem erra numa situação destas? Pois, sabemos que é sempre bem mais fácil sentir e até nos desculpar que a culpa é sempre dos outros, não será?!
A segunda citação que pretendo mencionar: "Quem passa por nós não vai só e não nos deixa só, deixa um pouco de si e leva um pouco de nós".
Uma grande verdade e é fantástico que isso aconteça. Cada pessoa que se torna amigo ou não, que já foi e poderá ter deixado de ser amigo, faz com que altere sempre algo em nós. Nos divide e nos multiplica conforme os casos, conforme nos toca, conforme nos emociona.
Já tive amigos de dias e amigos de longos anos. No meu conceito considero todos amigos. E considero amigos simplesmente por isso, porque alteraram algo em mim. Me ajudaram no meu crescimento. Despertaram algo em mim, me enriqueceram como pessoa. O tempo que durou a amizade não é relevante, mas sim a mensagem que vieram nos dar ou aquilo que modificaram em nós é que reside a verdadeira preciosidade.
Acontece com todos nós que sempre que conhecemos uma pessoa e nos fazemos amigos dela, queremos que essa amizade dure para sempre e quando isso não acontece, ou quando algo faz "quebrar" essa amizade, fica-se com uma sensação de vazio e muitas vezes de tristeza. Mas se reflectirmos melhor, podemos ver que por um lado não podemos ficar com todos os amigos para nós para sempre, e por outro temos também que verificar que qualquer pessoa está connosco o tempo certo, para partilharmos e evoluirmos uma com a outra. Apesar de sentir que é assim, eu como imensa sonhadora que sou, quero sempre acreditar que os meus amigos que adoro e com quem tenho imensas afinidades sejam completamente "Forever"!
Depois ainda há outros amigos que por vezes nem sabemos como nem porquê continuam sendo nossos amigos, apesar das grandes arrelias e dores de cabeças que nos proporcionam. Esses não são menos importantes. São aqueles que mesmo que queiramos pensar diferente, não são mais do que os que nos mostram um lado menos bom de nós, espelham e nos despertam para aquele  nosso lado que não queremos ver. Poderemos por vezes verificar um crescimento em simultâneo e não será afinal esse o objectivo de ambos?!
Os amigos de sangue tal como se pensa "estão sempre lá", por vezes com altos e baixo, por vezes com "picardias",mas outras vezes com grandes partilhas: Mas sempre Adoráveis!
Hum e os amigos de longa data? Bem, sinto que esses estão para além do coração, já se "implantaram" nas nossas células, para eles é completamente anulado o factor tempo, o factor distância, pois não há a preocupação de estarmos em permanente contacto, falar todos os dias ou falar com longos períodos de ausência, nada altera. É fantástico e quase sem definição para estas maravilhosas amizades.
E que mais amigos devo aqui falar, há tanta coisa ainda por falar, mas não quero alongar este meu pensamento de hoje sobre aquilo que eu considero uma preciosidade: A amizade!
Mas não posso terminar sem antes referir que eu sou hoje quem sou como resultado de todas as amizades que me rodearam nestes meus anos de vida. E apesar de ter a (não sei se poderei dizer) triste consciência que alguns dos meus amigos não serão para sempre, digo honestamente que a minha intenção é sempre tudo fazer para ser merecedora vossa preciosa amizade.
Um imenso e infinito Bem Haja a todos os meus amigos: Aos que foram e principalmente aos que São!!!

2 comentários:

  1. Que belo texto e sem dúvida uma grande verdade. A amizade é como dizem "O ingrediente mais importante na receita da vida". É certo que existem vários e vários tipos de amizade sim, mas concordo contigo tia, aprendemos com todos eles e todos eles interferem na pessoa que somos. Contudo, devemos abraçar todos os nossos amigos e todas as opurtonidades que nos surgem. Por exemplo, no nosso caso, a distância não é um factor assim tão importante, pois sabemos que independentemente dos km que nos separam e dessas coisinhas todas vamos ultrapassar tudo juntas e partilharmos tanto os bons como os maus momentos. E porque existem coisas que não se explicam e palavras que não se usam apenas para uma relação de namorado-namorada, AMO-TE TIA ! <3

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, o amor estende-se tudo e a todos, a forma como se exprime é que muda, mas o grau, a formula é só uma por amor é simplesmente: AMOR!
    Cada relação é única.Deixemo-nos descobrir que dentro do nosso coração, é dividindo que o amor se multiplica.
    Também te Amo minha pérola linda :)

    ResponderEliminar

Expresse as suas ideias e pensamentos aqui, mas sem qualquer tipo de linguagem obscena ou abusiva. As suas opiniões são importantes.