18 de fevereiro de 2011

Amor incondicional



 
Deveríamos sentir um amor incondicional por todos os seres da natureza, principalmente pelos humanos.
Se todos tivéssemos essa capacidade dentro de nós, o mundo seria muito mais harmónico e colorido.
Mas infelizmente não é isso que se passa. Então porque amam os seres humanos?
Amam para serem amados?
Amam pelo prazer de amar e para se sentirem amados?
Ou sim amam pelo prazer de amar o próximo incondicionalmente?
O que sinto é que na grande maioria as pessoas se amam também para sentirem o amor de alguém.
Amam-se para serem amados e isso só acontece porque o amor-próprio não é o suficiente e tem-se assim que querer receber o amor que cada um devia ter por si próprio e que não consegue.
Porque se o amor que temos por nós fosse o suficiente, conseguiríamos desenvolver o nosso amor incondicional pelos outros pelo simples prazer de amar e de fazer o outro feliz. Seria uma forma de partilha do nosso amor- -próprio pelos outros. E acredito que se assim fosse, não haveria tanta tristeza. Deixava de existir aquela tristeza que a rejeição ou a ausência toma conta de nós. Deixávamos de criar tanta expectativa em relação aos outros. E deixávamos de criar tantas ilusões, esperando que os outros fossem como criamos na nossa imagem.
E amar de forma incondicional não significa que vamos simplesmente amar sem ser amados. Muito pelo contrário, quando amamos sem esperar receber nada em troca, todo o amor que acabamos por receber é muito mais prazeroso. E seja ele recebido na quantidade que seja, para nós é sempre muito melhor.
Penso que este texto é uma boa reflexão para nós, pois se todos pensávamos que sentíamos um grande amor por certas pessoas que nos rodeiam, se calhar estamos um pouco equivocados. Pois se assim fosse não havia tanta cobrança e tanta exigência como há.
E depois de toda esta reflexão, ainda pergunto, será que face à sociedade em que vivemos,  é possível desenvolvermos esse amor incondicional dentro de nós?
Na minha óptica, sinto que é possível, basta olharmos para dentro de nós, sentir o nosso verdadeiro amor, sentir que não necessitamos receber esta ou aquela "quantidade" de amor da parte dos outros. E aí sim vamos ver o que é sermos livres de dar e receber amor.
E ... Viva o Amor pelo simples e maravilhoso prazer de AMAR !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Expresse as suas ideias e pensamentos aqui, mas sem qualquer tipo de linguagem obscena ou abusiva. As suas opiniões são importantes.