23 de fevereiro de 2011

Comunicar como um acto de magia



Quando falamos em comunicar, pensamos logo na comunicação verbal. E em consequência dessa ideia estereotipada que temos, diria que necessitamos impreterivelmente da nossa voz para comunicarmos com os outros.
Esta forma de pensar tão simples, daria à comunicação um valor muito inferior ao que tem na realidade.
Ora vejamos, o que temos ao nosso dispor que nos permite comunicar com os outros?
Pois é claro que temos todo o nosso corpo. E é precisamente ao utilizarmos todo ele e não só as nossas cordas vocais que torna o acto da comunicação algo verdadeiramente maravilhoso e mágico.
Começo pela nossa expressão corporal, através da dança permitimos que o nosso corpo se expresse na totalidade. Ao darmos essa liberdade ao nosso corpo,temos a possibilidade de sentir os reais benefícios dessa forma de comunicação. Podemos ver que através da dança tanto pode se expressar a mais pequena criança, como a pessoa mais tímida, sem nenhuma dificuldade. Se déssemos ao nosso corpo a possibilidade de o expressar dessa forma mais vezes, teríamos a oportunidade de nos sentir fisicamente mais leves, felizes e saudáveis. Pois quer queiramos ou não, todos os sentimentos contidos se "alojam" no nosso corpo tanto sob a forma de tensão, como a forma de bloqueio e a doença por vezes aparece como consequência disso.
Experimentem então libertar o vosso corpo e deixá-lo se expressar livremente através da dança, e me contem os resultados dessa maravilhosa experiência.
Continuando com as nossas formas de comunicação, tenho que inevitavelmente falar da visão. Mas não a vamos utilizar como muitas vezes utilizamos, ver sem olhar ou olhar sem comunicar. Não!  Vamos utilizar o nosso olhar como outra mágica forma de comunicação. Ele "fala" por mil palavras. É tão fantástico e único a comunicação através deste órgão maravilhoso, que a maioria de tudo o que ele nos permite sentir, nem é possivel definir por palavras. Vamos lá então comunicar  mais com o  nosso olhar e desfrutar do prazer que ele nos proporciona.
Já pensaram no sorriso? ... Ah, ele também faz "milagres" na arte de comunicar, como é bom sentir os benefícios que um bom sorriso nos proporciona. Quanto ao sorriso, não posso deixar de referir um caso muito proximo, de uma pessoa muito querida que a vida através de uma doença lhe "roubou" aquela ferramenta que ela muito utilizava que era a  linguagem verbal. Pois, mas felizmente o nosso corpo como aqui estou a descrever, permite-nos muitas formas de comunicação e neste caso, ela recorreu ao seu maravilhoso sorriso e através do qual continua a comunicar e a cativar tantas pessoas ao seu redor. Por favor, não subestimem essa maravilhosa ferramenta. Mesmo que todos aos vosso redor teimem em viver de cara séria, usem o vosso lindo sorriso e sintam os resultados fabulosos que ele vos permite.
E não nos podemos esquecer daquele que considero a nossa pérola no acto de comunicar que é o nosso tão querido coração. É através dele que os nossos afectos chegam a quem nos toca de verdade e é ele que permite que o nosso ser comunique da forma mais profunda. Temos sem dúvida que dar ar nosso coração a plena liberdade de se expressar. Não permitindo que ele se feche e guarde o que sente por quem sente. Isso o fará entristecer e impede que os outros saibam o que sentimos por eles. Sei que a superficialidade com que a nossa sociedade vive, impede que mostremos ao mundo o mais profundo de nós. Impede o nosso coração de falar.Mas independentemente do meio que estamos inseridos, temos que acreditar e sobretudo temos que nos permitir sermos nós mesmos sem medos de deixar expressar o que temos cá dentro. Vamos abrir a janela do nosso coração e deixá-lo voar livremente. 
Direi então que há imensas formas de comunicar, cabe a cada um sentir o seu corpo e descobrir a  maneira mais profunda e prazerosa  para que ele possa se expressar na sua totalidade.
... E façam da vossa comunicação um fabuloso acto de magia e liberdade !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Expresse as suas ideias e pensamentos aqui, mas sem qualquer tipo de linguagem obscena ou abusiva. As suas opiniões são importantes.