22 de fevereiro de 2011

Envelhecer ou Crescer?




A maioria de nós quando chega à fase adulta começa a se preocupar com o factor envelhecimento.
Mas e o que é envelhecer?
Será que envelhecer trás o lado menos bom da vida?
Envelhecer não é perder a beleza física nem as faculdades mentais.
Envelhecer não é perder, mas sim ganhar.
Porque o que se denomina habitualmente envelhecer não é mais nem menos do que crescer.
Na minha óptica é precisamente isso. Digo que assim que nascemos começamos a envelhecer. O que quer dizer que ao longo da nossa vida estamos sempre a envelhecer.
Mas como para mim envelhecer não é mais do que crescer. Então estamos em sempre constante crescimento.
Que fabuloso que é não!?
Então não será que ao caminharmos por esta vida, e ao estarmos em constante mutação, perde-se umas coisas, ou melhor, não vamos perdendo, mas sim substituindo umas coisas por outras.
Sejam elas sob a forma de conhecimento, sejam sob a forma de aspectos do nosso próprio físico.
O nosso processo de vida não é mais do que escalar uma montanha. E ao subirmos a montanha, vamos nos afastando do vale, vamos não perdendo, mas deixando para trás a beleza, o conforto e a temperatura que o vale nos proporciona e vamos conquistando a magnitude que é ter uma visão cada vez mais ampla da paisagem que nos rodeia, a temperatura mais leve e fresca e a aproximação ao céu. Enfim, essa escalada é precisamente como a escalada ou a caminhada que fazemos pela vida. Perde-se, ganha-se, nos completamos, e estamos sempre a evoluir.
Então não há que pensar que estamos a envelhecer, pois o sentido lato de envelhecer está na maioria das vezes associado a algo em que se perde mais do que ganha, o que não é verdade. Mesmo em fases mais idosas na vida das pessoas, algo novo sempre surge. Cada etapa da vida nos permite sempre uma nova vivência e um novo crescimento.
E então, depois da minha modesta explicação, ainda pensas que envelhecer é perder, ou consegues ter uma visão mais feliz e mais clara que não há que associar o envelhecimento ao perder, mas sim associá-lo a ganhar, na medida em que estamos sempre em constante crescimento e o crescimento permite-nos somente ganhar e nunca perder.
Vamos então escalar a montanha da nossa vida saboreando cada etapa que nos surge, não percamos tempo a olhar para trás para aquilo que se fazia e não se consegue fazer, mas sim olhar para a frente e verificar que cada etapa, cada crescimento, nos permite desfrutar sempre de algo maravilhoso na nossa vida.
Por tudo isto resta-me dizer que me sinto a cada dia mais nova, mais luminosa e com um espírito cada vez mais aberto e criativo.
E quero ser cada vez mais e mais, pois no que toca a crescer, sinto que tenho ainda um longo caminho pela frente e por isso, se terei que chamar envelhecer como me ensinaram ou se tenho que chamar crescer, o nome não importa. O que importa é que estou cheia de vontade de escalar a montanha da vida que para mim sinto que ainda estou a dar os "primeiros passos".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Expresse as suas ideias e pensamentos aqui, mas sem qualquer tipo de linguagem obscena ou abusiva. As suas opiniões são importantes.