11 de fevereiro de 2011

Um Livro por descobrir




Sempre que conhecemos uma pessoa, é um livro que temos pela frente...Um livro a descobrir, um livro para interpretarmos e um livro para aprendermos a amar.
Vamos considerá-lo um amigo?
Vamos considerá-lo como algo que queremos que nos ajude a passar um pouco do tempo da nossa vida?
Vamos considerá-lo com algo que é ou vai ser muito importante na nossa vida?
O que vamos fazer dele?
Podemos fazer muitas coisas, mas uma, nunca podemos nos esquecer: Essa pessoa, ou melhor, como quero hoje chamar, esse livro que surgiu na nossa vida é sempre alguém que devemos respeitar e nunca descuidar. Porque mesmo que queiramos descobrir essa pessoa como quem lê um livro, sabemos que ela tem absolutamente a mesma vontade que nós: Quer ser feliz e respeitada!
Pois é tratando o outro como gostamos ser tratados, que o nosso bem estar é completo.
Mas voltando ao "nosso livro", de que forma o vamos ler?
Vamos querer "devorá-lo" do principio ao fim, com a ânsia de chegar ao final para ver se realmente terminou como habitualmente queremos, com um final feliz? Ou vamos desfolhando página a página, descobrir e interpretar calmamente cada capitulo que temos pela frente?
Vamos cada dia ler o que temos para ler? Ou vamos ler rapidamente, impedindo de verificar que certos capítulos têm afinal outras interpretações que a velocidade com que passamos por eles nos impediu de ver e pior, levou-nos a uma interpretação diferente daquela que o autor tinha intenção de nos passar?
Vamos aprender, vamos permitir que a vida nos ensine a ter a serenidade suficiente para podermos ler os livros-amigos que a vida nos oferece, de forma a desfrutarmos deles com toda a plenitude. Pois só assim podemos ter a possibilidade de descobrir as pérolas preciosas que existem no interior de cada um.
Cada livro tem uma mensagem para nós, no momento certo que precisamos de a ler. O nosso propósito é que tenhamos então a serenidade suficiente para descobrirmos essa mágica essência que nos é apresentada.
Só assim tiramos o maior prazer desse maravilhoso livro. Só assim podemos preencher o espaço do nosso ser que até então faltava ser completado. Só assim, podemos ver qual a mensagem que esse livro nos trás e o que ela vai fazer o nosso ser se transformar a partir desse momento.
É muito mais subtil o livro que a vida nos oferece quando menos esperamos, do que à primeira vista nos parece.
Temos que parar de correr à procura do final...do tal final feliz. E conectarmo-nos com a verdadeira essência do livro. Se tentarmos fazer isso, vamos nos aperceber que muitas coisas perdemos com a nossa habitual ânsia de querer tudo e vamos desfrutar de coisas que os livros nos dão que até agora não nos tínhamos apercebido que elas existiam.
Os livros-pessoas que a vida nos oferece têm afinal tanta coisa para nos dar, mas cabe-nos a nós a maravilhosa tarefa de  “aprender”  a ler.
Vamos então ler os nossos livros-pessoas com todo o carinho e dedicação, não saltando capítulos, não querendo chegar ao final, mas analisar todas as linhas e entrelinhas, todos os pontos e virgulas, afinal não serão nos mais pequenos pontos e virgulas que estarão escondidas as maiores preciosidades do nosso livro?
Basta pensarmos que é nas minúsculas jóias que se encontram as jóias mais raras. Basta pensarmos que não é no frasco, mas na rara essência que se encontra o melhor perfume.
Uma boa leitura pode fazer o milagre de descobrirmos no livro algo que numa rápida leitura não será possível, da mesma forma que uma boa leitura permite mostrarmos ao próprio livro que ele mesmo tem um conteúdo que nem ele próprio descobrira até então.
È mesmo muito importante ler, mas ler Bem, para que os livros pessoas permitam mostrar uns aos outros as suas verdadeiras riquezas interiores.
Boas leituras e muito carinho para todos os livros que a vida nos oferece !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Expresse as suas ideias e pensamentos aqui, mas sem qualquer tipo de linguagem obscena ou abusiva. As suas opiniões são importantes.