1 de abril de 2011

Verdade verdadeira



Hoje comemora-se mais um dia das mentiras. Nasceu com este nome na França, mas não é disso que quero falar, pois o sentido que quero dar ao meu texto é mais profundo e pessoal.
Quero falar do que sinto acerca da mentira, de como a vivo e como a vejo.
Ainda voltando um pouco atrás, quero dizer que relativamente ao dia de hoje, considero muito engraçadas as mentiras que são pregadas por brincadeira, sobretudo algumas que demonstram uma imensa criatividade.
Mas brincadeira é brincadeira e aplicar a mentira à vida real tem um sentido muito diferente.
Pena que muitas pessoas se esquecem que a vida é um espelho e tudo aquilo que se lança retorna a nós. Por vezes com a agravante de retornar acrescido. E em certas alturas os danos são imensos, por isso há que evitar a todo o custo sujeitar-se a essas situações.
A mentira não é o modo correcto e límpido de se viver a vida. Há tantas formas de falar e contornar as questões sem ter que utilizar a mentira. E não há nada mais bonito e belo que a verdade.
Sei que muitas vezes a verdade pode magoar e nem sempre é bom ser exposto à verdade, mas verdade é verdade. Se tivermos a coragem de sermos verdadeiros com os outros, os outros também poderão sentir a obrigação de cumprir e corresponder com a mesma moeda.
Parece quase ilusão o que estou a falar, até porque se começarmos pelas entidades superiores, aquelas entidades que até hoje nunca falei pois simplesmente não gosto falar delas que são os nossos governantes e até quem está ligado à religião. Onde deviam começar os grandes exemplos da nossa sociedade e onde se verificam as maiores atrocidades deste mundo.
Mais uma vez me vou expor, assumindo-me como um ser, uma pequena partícula neste imenso cosmos, que por muito pequena que seja não me tira o direito e o dever de ocupar o espaço que me pertence na total integridade e com a total responsabilidade dos actos praticados. Por essa razão, não me coloco em igualdade com o mundo que me rodeia, quero ser diferente e igual a mim própria, seguindo de acordo com aquilo que acredito e da forma que quero viver.
Por tudo isso, não receio a verdade, pois viver na verdade é viver transparente, sem medo, sem carregar o peso da culpa e da dúvida de ser descoberto.
Aproveitem o dia de hoje para pregar aquela mentirinha divertida e sem efeitos secundários e acordem amanhã com a total vontade de viver na verdade e pela verdade.

2 comentários:

  1. Minha querida!
    Este é mesmo um dos meus lemas de vida: viver verdade! Doa a quem doer... sim porque muitas vezes a verdade dói, é inconveniente, destrói, paralisa, magoa... mas é a verdade! E esta é incomensuravelmente preferível ao cinismo, à mentira e a todas as suas faces!
    Por tudo isto, concordo e estou contigo neste caminho da verdade.
    Obrigada por seres verdade e principalmente por seres minha amiga!
    Adivinha quem sou eu?
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  2. És uma amiga muito amiga e muito verdadeira. Que não te preocupas com o aparentar ser, mas sim ser de verdade. São amigos assim que se precisa, verdadeiros! Que nos digam mesmo o que não queremos ouvir, mas que precisamos ouvir. Que nos façam sentir que tudo o que nos dão é puro, sem farsas de falsas mentiras. Te adoro! Beijinho

    ResponderEliminar

Expresse as suas ideias e pensamentos aqui, mas sem qualquer tipo de linguagem obscena ou abusiva. As suas opiniões são importantes.